PROJETO DA PREFEITURA DE AMARANTE CHAMA ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL, DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA.

A Secretaria de Saúde de Amarante do Maranhão, implantou nesta terça-feira dia 02/07, o Projeto Sorrir, iniciando pela Creche Escola Vovó Mariazinha com crianças de três a cinco anos de idade.  Este Projeto tem como objetivo principal a orientação, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais.
      A equipe de técnicos sob a coordenação do Odontólogo, George Abraão, ministrou palestras educativas com orientações aos pais e as crianças da maneira correta de como escovar os dentes, do uso do fio dental e da limpeza dos dentes após o uso de alimentos, balas e doces que prejudicam e formam caries caso não haja uma limpeza adequada.
          Na oportunidade foram realizados procedimentos de escovação em todas as crianças, aplicação de flúor, distribuição de escovas, bem como consulta dentária no sentido de fazer um diagnóstico de quantas precisam do tratamento e quais os sintomas a serem tratados.
        A Secretária de Saúde Dra. Heryland Duailibe, ressaltou o apoio que a Gestão Municipal através da Prefeita Joice Marinho vem dando ao a saúde bucal do Município. Segundo ela, já são oito Unidades de Saúde Bucal instaladas, distribuídas na sede e nos Povoados.
 Explicou também que está iniciando a implantação do "Projeto Sorrir" na Creche Escola Vovó Mariazinha por entender a necessidade de cuidar logo no início da dentição das crianças para que elas, no futuro não reclamem de dor de dente ou faltem a escola  devido este problema  que afeta principalmente filhos das famílias mais carentes.
“É muito importante que os pais abracem esta causa, pois o tratamento dentário é muito caro e a infecção dentária se não tratada pode até matar, por isso a importância da orientação e o tratamento preventivo”, completou a secretária.
(ASCOM/PMA)
  • 03/07/2019 13:44:21